sábado, 31 de dezembro de 2011

Educação no Trânsito ou falta de educação?

Prezado leitor,infelizmente esse é um tema que temos que encarar com um certo sentimento de tristeza ou de irritabilidade.
Percebe-se, que atualmente a globalização interfere e muito nesse âmbito,pois devido ao grande sistema capitalista em que vivemos as indústrias automobilísticas estão à todo vapor despejando os seus auto-motores nas ruas de todo o planeta.Notem, que essas mesmas indústrias a cada instante estão lançando diferentes modelos de automóveis (carros e motocicletas),no mercado consumidor.São auto-mototeres de todos os tipos para todos os gostos.
Em reportagens disponibilizadas por jornais ,revistas,ou televisões esses autos tem anualmente as suas feiras de exposições,e são automóveis que chegam a nos impressionar,pois até falam,ou são todos computadorizados,são carros até futuristas.
Bem,mas o que gostaria de alertá-los é um outro detalhe é a falta de responsabilidade ou comprometimento com que certos condutores tem com os seus autos.
Verifica-se, que diariamente são despejados em vias públicas uma grande enormidade de automóveis pelas vias públicas em todos os Estados,e os pátios dos Detrans a cada dia emplacam dezenas e dezenas de carros para transitarem nas vias,avenidas e ruas das cidades.Também,podemos dizer que as auto-escolas estão repletas de alunos que serão futuros motoristas,e talvez é aí que mora o perigo!
Caro leitor,todo mundo quer ter um carro ou moto um dia ,não é mesmo?mas será que todos estão ou são habilitados para tal missão?Contudo, temos que compreender que os veículos,sejam eles quais forem de marcas melhores ou piores,mais sofisticados ou mais humildes se tornarão armas nas mãos de certas pessoas e que poderão causarem grandes prejuízos não só para si ,como para outrem também.
As pessoas tem que se concientizarem,que quando adentram num veículo não estão disputando corridas ou estão ne fórmulas 1 ou quinhentas milhas de Indianápolis!
È verdade ou não que diariamente vemos tantas barbáries causadas por motoristas irresponsáveis no trânsito?Motoristas que desrespeitam as placas de sinalização,ou as normas que pedem os Detrans ou Contrans ,em nossa legislação.E se falarmos nos dibversos motoristas que andam embriagados pelas ruas(nem a Lei seca deu resultado,observaram isso?),e ainda criam lei que essas mesmas pessoas não são obrigadas a fazerem o teste do bafômetro.
O grande problema ,não é que as pessoas dirijam embriagadas,pois elas se não causassem acidentes e prejudicassem a terceiros tudo bem.mas o que acontece na maioria das vezes é que famílias choram,pois perderam seus entes queridos ou familiares que sofreram algum tipo de acidente causado por um motorista irresponsável e além de tudo alcoolizado!
As estatísticas ,sejam elas qualquer uma que seja provam mais do que nunca que quem sempre sofre é o acidentado que não tinha nada a ver com o motorista bêbado.Um outro grande fator e que causa profunda indignação são pessoas que ficam com sequelas,em seus corpos,em decorrência de acidentes dessa natureza.Sequelas essas que na grande maioria são irreversíveis,em que por exemplo a pessoa fica com membros mutilados ou ainda, nem conseguem mais andar ou ficam inutilizados em cima de uma cama em seu próprio quarto ou num leito de um hospital.
Bom pessoal,nesse caso não podemos nem acusarmos o governo,pois campanhas são feitas e este gasta com acidentes milhões e milhões com reparos de vias, postes,canteiros,sem contar com os atendimentos que são feitos na Samur ou outros que dão socorros as vítimas,O mínimo que o governo poderia fazer é sim dar uma maior fiscalização,e os parlamentares criarem leis mais eficazes para casos graves como acontecera ressentimente com a advogada que foi arremessada por um outro carro de um magnata numa avenida conhecida de São Paulo(a advogada ´de salvador!).
Bom, caro motorista e leitor,temos um outro grave problema,são os motoristas que quando estão dirigindo estão falando nos seus celulares.Senhores isso é um absurdo,pois o acidente quando acontece é como um assalto é algo surpresa e acontece quando você menos espera,é muito "rápido".Acho que não custa nada quando você estiver dentro de seu carro esquecesse um pouco o celular ou ainda, colocasse um tipo de fone ou coisa mais sofisticada que não tivesse que utilizar as mãos ou deswconcentrar a sua atenção.
Às vezes não damos tanta importãncia para essas situações,ou ainda achamos que as coisas só acontecem com os outros e não nos acontecerá.Somos diferentes dos outros?Deus nos ampara mais que os outros?Bom, acho melhor refletirmos mais e revermos as nossas atitudes,pois fazendo uma analogia quando começamos a ter conhecimento do vírus HIV,todos achavam que erra só com um ou outro que acontecia,pois vejam quantas milhares ou milhões de pessoas foram contaminados pelo mesmo vírus no mundo todo.
Aquele ditado que sempre ouvimos desde pequeno e que na maioria das vezes não damos importância("è melhor´prevenir ,do que remediar"), é muito certo,então é bom começarmos a olharmos por um outro prisma.
Para aqueles que andam de moto e que também cometem essa ingfração(dirigem e falam no celular ao mesmo tempo), é bom ficarem espertos,pois a vulnerabiulidade do motociclo é bem maior que há de um carro,então consequentemente o perigo é maior.
Pessoal,lembremos que todos nós temos um filho,uma mãe,uma esposa, irmãos e entes queridos e não queremos de maneira nehuma que nada de mal lhes aconteça,então vai aqui um pedido singelo e humilde:para aqueles que gostam de beber e dirigir muito cuidado,peguem ônibus,ou separem uma graninha para um táxi ou mototáxi.E para aqueles que falam ao celular dirigindo,lembrem-se que quando voc~es nasceram (muitos),o celular não existia e se você não atender naquele momento ,pare o carro num local seguro (não na rua ou em cima da calçada,e atenda posteriormente o seu celular.
E por fim, para aqueles que gostam de serem um Schumacher da vida ou um Fitipaldi nas ruas,lembrem-se que ao seu lado poderá inclusive ser um parente seu que estar no outro carro e não fique costurando para lá e para cá,pois, quem costura, é "costureira"!
Do mais,agradeço a compreensão de todos e a partir de agora muito cuidado e atenção redobrada no trânsito,pois lembren-se das sinalizações corretas,porquê tem pessoas que dão setas para esquerda e entram na direita ou vice-versa,outros nem dão setas.Outros fazem conversões incorretas e outras barberagens,aí vai um alerta para os instrutores de auto-escolas,batam nessa tecla com seus alunos,pois estamos vendo muitas infrações no trânsito.
Diante do exposto,agradecemos mais uma vez à atenção e sejamos educados no trânsito.
Muita paz!
Luigi Vazquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário