segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A Gentileza no Ambiente Trabalhista

Que tal se adotássemos maneiras práticas e mais fáceis de sermos gentis para melhorarmos o nosso ambiente de trabalho e acabar assim, desenvolvendo isso nas pessoas.
Meu caro leitor,sei que deves estás pensando que isso não é nada fácil,pois sermos gentis para algumas pessoas isso já vem de berço não é mesmo,já para outras quem sabe o ser adquire no seu longo trajeto de vida evolutiva?
De qualquer maneira aí vai uma sugestão:temos que tentar,pois se não ficaremos num ambiente que não é salutar nem para um e nem para o outro,o que acha?Uma coisa posso lhe garantir:se as pessoas forem mais gentis com as outras e assim, procurarem ser menos agressivas e adotarem comportamentos mais civilizados,ah, certamente a qualidade de vida laboral melhorará e muito.
Pois observem, que as pessoas hoje em dia nem se cumprimentam!Querem vêr só um exemplo bem prático:Os moradores de um mesmo prédio, que moram num mesmo andar,e que sua porta dar de frete uma para a outra nem se cumprimentam,ou ainda,quando entram juntas no elevador nem se dão bom dia,ou boa tarde,e se isso ocorrer em uma das partes a outra nem responde!Já notaram isso?
A gentileza em seu stricto sensu, significa respeito as pessoas , não só no modo de se falar ou agir mas um respeito até com o meio ambiente.
Poxa, tocamos num outro exemplo muito importante e que muito está sendo divulgado na atualidade,que é o meio ambiente.O que dizer dos gases que são lançados diariamente na camada atmosférica?O que falar das toneladas de lixos tóxicos jogados ao céu aberto em lugares impróprios e a contaminação dos rios e mares,oceanos,a fauna a flôra,os animais no seu geral o homem não está respeitando nada disso.È certo que fazem algumas campanhas,mas ainda é pouco,a mentalidade do homemque se diz"racional",ainda está muito atrasada,só pensaõ em guerras nucleares,bombas químicas e outras mais,e o seu semelante que está ali do lado pedindo ajuda,socorro,pois está morrendo aos poucos como é o caso da cidade de Cubatão(SP).
Voltando para o ambiente de trabalho,ele sem amor,dedicação e respeito é um local,cinza,desprovido de gentileza,não havendo nenhum tipo de prazer de seus colaboradores por estarem nele,e um trabalho sem prazer é igual ou parece uma semi-escravidão.
Gerentes mau preparados gritam com seus subordinados na frente de outros colegas ,quando assim não gritam na frente de seus clientes,em contra partida o outro o responde com gestos ou até palavrões,e assim o ambiente fica carregado,e todos de cara feia.
È necessário rapidamente buscarmos a gentileza onde quer que ela esteja,pois o seu caminho,é o caminho do respeito,da educação,da limpeza,da ordem, da estética,pois desse jeito as empresas terão mais clientes internos e externos mais satisfeitos e consequentemente seus fornecedores.
Caro leitor,não conheço nenhum ser mais simples economicamente ou o mais abasttecido que não goste de ser bem tratado,não é mesmo,que não goste de gentilezas,de simplórias palavras,como por exemplo:muito obrigado,bom dia, volte sempre, licença,por favor,tem um bom dia,desculpe,e você o que acha?
Façamos um teste a partir de agora,com certeza você deve conhecer alguém difícil em seu convívio,e que talvez seja mais durão,então comece a tratá-lo desta maneira e verás o resultado,pois no mais íntimo de seu ser existe uma centelha divina.
Comece a pensar nisso,pois uma empresa gentil e com pessoas gentis conseguem não só fidelizar os seus colaboradores como os seus clientes também.
Muita Paz!
Luigi Vazquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário