sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

A Questão da Ètica nas Relações Trabalhistas

A ética é uma característica inerente a toda ação humana e, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social.
Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certos ou errados, justos ou injustos.
Existem sempre comportamentos humanos classificáveis sob a ótica do certo ou errado, do bem e do mal.
Embora relacionado com o agir individual, essas classificações sempre têm relação com as matrizes culturais que prevalecem em determinadas sociedades e contextos históricos.
Para Aurélio (2005), ética é o estudo dos juízos de apreciação referentes á conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal; conjunto de normas e princípios que norteiam a boa conduta do ser humano.
De acordo com Sennett (2008, p. 117), a ética do trabalho como a entendeu comumente, afirma o uso da autodisciplina de nosso tempo e o valor da satisfação adiada. Essa mesma ética depende em parte de instituições suficientemente estáveis para a pessoa praticar o adiamento. A satisfação adiada perde seu valor, porém, num regime cujas instituições mudam rapidamente; torna-se absurdo trabalhar arduamente por muito tempo e para um patrão que só pensa em vender o negócio e subir.Será que nas relações de trabalho não é isso o que mais ocorre nos tempos atuais?
Sennett (2008, p.118), aponta que as pessoas tentavam provar seu próprio valor pelo seu trabalho; em forma de “ascetismo leigo”, como o chamou Max Weber, o adiamento da satisfação podia tornar-se uma prática profundamente autodestrutiva. Porém, a ética moderna do trabalho concentra-se no trabalho de equipe.
Para Dalai Lama (2000), ética da contenção é a maneira como reagimos aos acontecimentos e experiências é que determina o conteúdo moral de nossos atos. Em poucas palavras isso significa que nossos atos serão éticos se reagirmos positivamente, visando ao bem da coletividade e não aos nossos interesses pessoais e exclusivos. Se reagirmos negativamente, negligenciando os outros, nossos atos serão antiéticos.Hoje em dia nas organizações muitos de nossos colaboradores agem de forma antiética,seja para subir de posição ou cargo,ou ainda,ficar com um bom relacionamento com o seu superior hierárquico, e nem ao menos pensa no seu colega o mal que lhe estar fazendo.
A ética, o que importa não é o benefício de um indivíduo ou de um específico grupo de indivíduos: seu ponto de vista é egoístico, individual ou pessoal, mas coletivo, universal. Ela, portanto elege as melhores ações com base no interesse de toda a comunidade humana. Portanto, a noção de ética traz consigo a idéia de alguma coisa maior que o individual.Falamos aqui em ética profissional,porém o indivíduo tem que ser ético em todos os passos de sua vida.
Para Nalini (2001), ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. È uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio. O objeto da ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão deriva da palavra romana “moraes”, com o sentido de costumes, conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.
Porém, percebe-se hoje em dia que o indivíduo estar perdendo os seus valores,costumes o seu moral onde estes mesmos estão sendo trocados ou subtraídos pelo material,onde o capitalismo mais do que nunca estar presente na mente dos seres humanos.,Marx já preconizava isso em tempos outroras.
Conforme (Comparato, 2006), são as ações humanas tendentes á produção de um resultado concreto, objetivamente separável da própria ação que o produziu, o agir humano considerado em si mesmo (práxis) constitui o objeto da ética. Aristóteles salientou, que a Ética é por excelência uma filosofia das coisas humanas e o seu objeto é o estudo do bem a que podem aspirar aos homens, isto é, a felicidade. A ética procura, pois, saber, em primeiro lugar, em que consiste a felicidade: em segundo lugar, qual a forma de organização política que assegure a felicidade geral.
Segundo Sá (2007), a Ética tem sido entendida como a ciência da conduta humana perante o ser e seus semelhantes.
Envolve, pois, os estudos de aprovação ou desaprovação da ação dos homens e a consideração de valor como equivalente de uma medição do que é real e voluntarioso no campo das ações virtuosas.
De acordo com Sung (1995, p.13), ética vem do grego ethos, modo de ser, caráter. A ética é definida como o conjunto das práticas morais de uma determinada sociedade, ou então os princípios que norteiam estas práticas.Pois em sua obra "A corrosão do caráter(Senette),esclarece como o homem estar vivendo no presente,no que tange ao seu caráter a sua posição em relação ao seu semelhante.
Para Bueno Filho (2002), em seu livro Honorários de Advogado, ele exemplifica a ética em: Código de Ética e Disciplina da OAB, em seu Art.8º. O advogado deve informar o cliente, de forma clara e inequívoca, quanto a eventuais riscos da sua pretensão, e das conseqüências que poderão advir da demanda.
caro leitor,chegamos aí num ponto,onde é muito delicado,pois a profissão bela desde o seu nascimento que é a arte e ciência da advocacia acabara perdendo para muitos o seu valor e respeito,pois existem profissionais do ramo que só pensam no dinheiro que irá ganhar as custas da lide que ora estar a defender,porém se esquecem que aquela parte que o constituira,vem de uma condição desgastada,pois encontra-se na maioria das vezes hipossuficiente economicamente ou ainda, é o pólo mais fraco.
Sem contar que, quando a parte constitui o advogado ele está lhe dando totais poderes para representá-lo,e depositando no mesmo totais confiança e créditos.
Por isso, é bom que esses mesmos profissionais que muitos acabam sendo chamados de mercenários,pensem bem no que estão fazendo com os seus clientes e vejam a parte econômica como consequência do seu bom trabalho realizado em prol do seu contratante.
Verifica-se então, que vários autores citados neste bate-papo conceituam a ética não só como parte do comportamento humano, mas também como ciência das ações humanas. Percebe-se também, que a ética está voltada não para as atitudes individuas e sim, voltadas para o todo (sociedade). A ética bem aplicada dignifica e demonstra o verdadeiro caráter que o ser tem. Inclusive vale salientar, que hoje em dia, a humanidade está totalmente imbuída para o individualismo, desta forma, o homem passa a ser egoísta e conseqüentemente perdendo muito da sua identidade, esta proveniente da globalização. Muitas pessoas estão deixando de lado a ética em suas relações profissionais,ou ainda,no âmbito pessoal ou afetivo.
 Seria muito interessante para a humanidade, se as pessoas deixassem de lado os interesses próprios e começassem a respeitar mais o outro, sendo desta forma, certamente as mesmas viveriam num mundo melhor do que estão vivendo hoje e consequentemente terião mais qualidade salutar dentro da organização no qual faz parte!
Então,comecem a pensar nisso,"O homem não vive só e não haverá progresso sem união."
Muita Paz!
Luigi vazquez.
.








Nenhum comentário:

Postar um comentário