quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Stress e alguns Transtornos mentais Decorrentes do Trabalho

Diante do mundo em que estamos vivendo hoje em dia,é bem provável que muitas pessoas sintan-se stressadas em seus trabalhos ou em algum momento já se sentiram.
O modo de vida que o indivíduo leva no seu cotidiano é realmente agitado desde,o momento em que ele se levanta para ir ao trabalho e principalmente labutante até chegar ao mesmo.
As grandes cidades estam cada dia mais inchando tanto populacionalmente,como também a questão no que diz respeito aos famosos engarrafamentos de trânsito que são quilométricos.
Talvez,isso ocorra por uma má gestão pública em que os transportes de massa não são colocados em benefícil da população e a cada dia são despejados nas ruas uma enormedade de carros que fazem ainda mais aumentar os congestionamentos.Diante de tudo isso o trabalhador que não tem o seu veiculo particular ,muitas vezes pega transportes lotados e quando adentram ao trabalho já chega cansado ou stressado.Da mesma forma é o indivíduo que tem o seu carro próprio,mas também faz parte desse trânsito absurdo e quando chega ao seu trabalho já estar totalmente estefado!
Bem ,caro leitor,mas o que vamos mesmo dar destaque são os efeitos que o ambiente de trabalho quando não é salutar pode causar ao seu colaborador e isso aumenta quando a gestão da empresa tem um pensamento totalmente voltado apenas para o lucro, esquecendo de uma vez por todas que o maior patrimônio da empresa é o seu empregado.
A organização deve promover uma saúde mental ao trabalhador, através de ações preventivas,terapêuticas com certas periodicidades,visando não deixar com que o trabalhador não se torne um acometido por problemas mentais.
De acordo com (Guimarães,1998), os transtornos mentais relacionados ao trabalho têm recebido um grande destaque devido ao seu alto índice nos ambientes laborais e ás recentes legislações pertinentes ao tema em vigor.As enfermidades ocupacionais,cada dia mais estam crescendo nas empresas principalmente aquelas que tem na sua filosofia a questão das famosas "metas" a serem cumpridas.Isso causa ao trabalhador que não bate essas metas uma profunda crise depressiva,ou ainda, até um stress pós traumático,onde ele poderá chegar aos extremos atingindo a síndrome do alcoolismo,ou fazer uso de drogas mais pesadas.
A Medicina do Trabalho tem como preocupação básica atuar nos aspectos nocivos do ambiente do trabalho,fundamentando sua ações através de leis específicas do MInistério do Trabalho.O grande problema é que na maioria das vezes não se faz uma checagem nas empresas ou vigilãncia para verificarem se as empresas estam atuando conforme prelecionam algumas normas regulamentadoras.
A Psiquiatria ocupacional nos mostra algumas das doenças mentais que se apercebem em alguns colaboradores decorrentes de doenças ocupacionais.
-Trasntorno de Personalidade;
-Transtorno mental orgânico ou sintomático:
- Epsódios crônicos de alcoollismo relacionado ao trbalho;
- Estado de stress pós-traumático;
-neurastenia(inclui"síndrome de fadiga);
-Neurose profisional;
- Sensação de estar acabado(Síndrome de Burnout").
vale salientar, que cada um desses transtornos tem os seu CID correspondente.Ressalta-se porém, que cada síndrome são causadas por agentes que produzem lesões de cordo com a atividade que exerce tal laborador.Como por exemplo,citamos o alcoolismo crônico devido a condições de trabalho que o indivíduo atua,sendo representadas pelos seguintes fatores psicossociais de riscos;nas atividades desprestigiadas, como de lixeiro,coveiro,nas tediosas como os de vigias,etc.
Já nos transtornos depressivos o indivíduo pode estar ligado ao stress e somatizá-lo por conta de um acidente de trabalho,assim ficando fragilizado,com o humor deprimido,redução de auto estima e autoconfiança,ideias de culpa,ideias autolesivas ou suicídio,sono perturbado,apetite diminuido,etc.
De acordo com a (OIT, 2000), o stress chega a afetar uma décima parte dos trabalhadores dos EUA, e 50 por cento dos funcionário trabalhadores na Finlândia.
Vale cumprir, que existem algumas profissões que são mais acentuadas o stress ou depressão,como é o caso de enfermeiro(a),professores,agentes penitenciários, policiais,médicos.
Também,verifica-se que as síndromes psiquiátricas relacionadas às doenças ocupacionais podem acrretar problemas psíquicos como perda auditiva induzida por ruídos,neurointoxicações por metais pesados,doenças causadas pelo vírus (HIV),distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho(LER/DORT).Esse último atinge os membro superiores,podem afetar tendõesw,músculos e nervos periféricos,estando associados aos movimentos repetitivos e ou a sobre carga muscular,desencadenado problemas como por exemplo:tenossinovite dos flexores do punho e dedos,síndrome tensional do pescoço,síndrome do túnel do carpo e outros.Os princiopais sintomas psíquicos observados´são a ansiedade,depressão,irritabilidade, frustração e hostilidade.
As atividades que mais expõem o laborador a esses riscos são as dos digitadores, dos montadores e dos caixas(banco/supermercado).
Percebe-se assim, que o Stress ocupacional ocorre quando as exigências do trabalho não se igualam às capacidades,aos recursos ou às necessidades do trabalhador.
Por fim caro leitor,é bom estarmos atentos a esse fenômeno,pois nenhum de nós estamos salvos dele,principalmente,porque a maior ferramenta existente dos tempos atuais,chama-se internet,e para acessá-la temos que digitar,ou ainda, na maioria das empresas hoje em dia tudo é informatizado e precisa da digitação.uma grande sugestão é que os gestores e colaboradores juntos possam conversarem e tentar ao máximo fazer com que o seu ambiente laboral,seja um ambiente de paz e harmonia.
Esse pequeno e importante bate-papo é dedicado a todos,pore´m especialmente quem pé da área de psicoterapia,psiquiatria,administração,profissional da medicina do trabalho e do ramo do Direito.
Então fiquemos atentos desde já!
Muita paz!
Luigi Vazquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário