segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Perda de Valores no Mundo Corporativo

Percebe-se não é de agora , que os indivíduos estão a cada dia se tornando mais robotizados do que nunca em seu mundo corporativo,ou seja estão ficando menos humano.
Devido ao processo da globalização e a concorrência ferrenha entre as empresas,parece que os seus funcionários tomaram para si isso como referência,pois aconcorrência interna é maior ainda.Haja vista, que o funcionário é um forte candidato a perda de seu emprego,pois se ele não satisfazer as necessidades que a sua empresa lhe demanda ele estará provavelmente sujeito ao olho da rua.
Neste diapazão,é aí que entre em ação, o homem trocando os seus valores,costumes e por conseguinte o seu moral ,no que tange omérito do respeito mútuo aos seus colegas de trabalho,pelo contrário ,o colaborador aí,passou a enxergar o seu colega de trabalho como um inimigo onde são disputadas com todo fervor os seus cargos dentro da organização.
E porquê será que isso ocorre?Será que o homem não consegue verificar que ali ao seu lado também tem um ser humano que precisa de seu labor para o seu auto sustento e por conseguinte o sustento de sua família?
Será que as organizações não percebem (aquelas que usam inadequadamente os interrelacionamento entre os seus funcionários),que desta maneira, acabam tornando os seus colaboradores amargos e fazem com que os mesmos não se relacionem bem entere si e finalmente atendam coom satisfação os seus clientes externos?
Nas organizações hoje em dia os valores estão sendo banalizados,onde o trabalhador que trabalha mediante as normas que a empresa prestabelece é taxado de chato ou funcionário "padrão",e aquele que não é tão compromissado ou o chamado "banda vuou",é o cara legal!
Será que esse fenômeno está acontecendo por falta de educação,ou é um problema de âmbito maior ,ou seja, cultural?
O certo é que desse jeito não dar mais para suportar certos comportamentos,pois quem acaba perdendo ,somos todos nós,ou seja,todos os indivíduos!
Uma dica muito válida para as empresas(que na sua grande maioria irá prescisar),é que as mesmas possam requalificar os seu setores de RH,CIPA,ou ainda,contratar profissionais da área de Psicologia Organizacional,ou psicólos,pois elas teraõ que identificarem os seus problemas e também dar valor aos seus colaboradores,pois o maior patrimônio que uma empresa tem são os seus "funcionários".Pensem bem nisso!
Muita paz!
Luigi Vazquez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário